quinta-feira, 26 de maio de 2011

NERDCAST 260 - "JoveN Nerd - uma história em quadrinhos"

Aproveitando a deixa do Nerdcast 260, resolvi aproveitar para fazer um exercício de desenho que há tempos tinha vontade... Para contar a história do JN, utilizei o mote do podcast (história das HQs de herói) e apliquei os estilos dos desenhistas mais influentes de cada era (eras de ouro, prata, bronze e moderna).


Então, o desenho foi postado no site... e qual não foi minha surpresa ao ver a excepcional recepção do trabalho pelo público! Vários twits e uma infinidade de comentários elogiando, opinando, questionando, etc. Para todo criador, esse é o melhor combustível! Portanto, obrigado a todos!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


PARA ENTENDER O 'JOVEN NERD' *
Muita gente comentou não ter entendido a tira, por não conhecerem as referências que estão ali. Por isso, aí vai um "who's who" (clique nos nomes grifados p/ ver as imagens correspondentes):

O título ("Joven Nerd", com "N" mesmo): simula o título daquela que é considerada a 1ª revista em quadrinhos de super-heróis, a ACTION COMICS, onde foi publicada a 1ª história do Superman, e que viria a se tornar uma das grandes editoras de quadrinhos, a DC. 
As frases também simulam o estilo de diagramação e de fonte de algumas capas da época. Já a data (2002) imita a diagramação do preço.

1º quadro: Era de ouro
Jovem Nerd no traço simulado de Joe Schuster, criador do Superman, e Azaghâl, no traço simulado de Don Newton, desenhista do Capitão Marvel. 
No início, os dois personagens eram rivais de mercado, mas tempos depois, a DC iria agregar o Cap. Marvel ao seu rol de heróis.
// Em 2002, era uma vez dois blogueiros, um grupo de amigos, um espaço para postar assuntos nerds...

2º quadro: Era de prata
Jovem Nerd no traço simulado (e em uma das poses clássicas) de Jack Kirby e Azaghâl, no de John Byrne (aqui e aqui).
Kirby, junto com Stan Lee foram os responsáveis pela criação do universo Marvel, grande concorrente da DC, e lar de personagens como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Hulk, X-Men... Mas Kirby também iria trabalhar na DC Comics. Já John Byrne foi responsável por trabalhos transformadores tanto dos X-men quanto do Superman, entre outros.
// Juntando forças e produzindo material próprio, o Jovem Nerd começou a alavancar um grande número de fãs com atrações como "Versão Resumida", "Casa dos Heróis", "Figuraça Nerd da Semana" (ver aqui)...

3º quadro: Era de bronze
Paródia da icônica capa da saga "Crise nas Infinitas Terras", da DC, emulando o traço de George Pérez.
Esta saga marca o fim de um período de histórias com temas bastante intensos. Nela a DC Comics fez uma verdadeira "limpeza" em seu universo, matando personagens, destruindo mundos, etc...
// O JN chega ao seu fim e Alottoni retira-se em busca do livro sagrado...

4º quadro: Era moderna (I)
Paródia da história "O som de suas asas", da série "Sandman", de Neil Gaiman, emulando o traço de Mike Dringenberg. Os quadrinhos, nesta fase, recebem uma leva de autores com uma perspectiva adulta e literária que elevaram as HQs à um novo status. Entre eles estava Alan Moore, criador de "Watchmen".
Nesta história, Sandman, em dúvida e deprimido, busca conselho com sua irmã Morte: "Supercalifragilisticexpialidoso", é o que ela lhe diz, parafraseando o filme "Mary Poppins". Ou seja: incrível, bacana, desencane, viva a vida...
// Sandman passa o conselho que recebeu à Alottoni e Azaghâl ... em sonho, devaneio, pensamento?

5º quadro: Era moderna (II)
Paródia de "O Cavaleiro das Trevas", de Frank Miller, obra que revolucinou o Batman.
Miller trouxe aos quadrinhos a força da cinematografia, violência gráfica e temas ousados. O original da cena em questão foi vendida recentemente por um alto valor. OBS.: os requadros "clic...clic..." também simulam o seu estilo de narrativa em off.
// Alottoni e Azaghâl voltam com tudo, põe o pé na porta e inauguram o Nerdcast!

6º quadro: Era moderna (III)
Os indicadores simulam contadores de tempo da revista "Spawn", de Todd McFarlane, um dos fundadores da Image.
Esta editora que surgiu da dissidência de diversos artistas da Marvel e da DC que pretendiam fazer um trabalho autoral. Foram responsáveis por uma fase de super-grupos com mulheres super-fartas e heróis super-anabolizados, numa profusão de flashpages e hachuras e nenhuma história...
// JN entra no mainstream e torna-se uma megacorporação que busca a implantação do NerdPower e a dominação mundial. Passaram a trabalhar nas frentes em voga na internet (podcast, videocast, loja online...). Assim, criaram os megaboga bem sucedidos Nerdoffice e Nerdstore (onde lançaram "A Batalha do Apocalipse"), e agora preparam sua própria rede social. Ufa!

7º quadro: o gorila chorão
Como explicado no nerdcast, houve uma época que era jogada de marketing colocar nas capas das revistas um gorila (aqui, aqui e aqui), alguém chorando ou voando para impulsionar as vendas.
Vários artistas fizeram paródia disso, mas Alan Moore, em "Promethea" fez uma excelente brincadeira, onde um gorila chorão era uma espécie de supercelebrity, representação de tudo que há de piegas, raso, mass media...
// muita gente achou que o texto significava que esta tira era o início de uma série... sorry. A história que "continua" é a trajetória do JN... ;) 
___________________________________________________________
* referência a "Para ler o Pato Donald", livro de Ariel Dorfman e Armand Mattelart, que junto com "A Sedução dos Inocentes" criaram uma imagem perniciosa e deturpada dos quadrinhos como algo que podia destruir mentes jovens... No futuro estes mesmo jovens criariam sites e corporações milionárias...Ou escreveriam em blogs e seriam ilustradores...

2 comentários:

  1. Parabéns pela excelente associação de ideias, Vilmar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço muito da trajetória do Jovem Nerd (só pelo que o Júnior me conta) e não leio quadrinhos... mas consegui entender as referências a diferentes desenhistas e editoras, devido a diferença dos traços, da linguagem visual (diagramação e fonte), e que se tratavam de estilos de décadas diversas (sempre confundo que herói é da Marvel ou da DC, e só consigo fazer as associações Neil Gaiman-Sandman, Alan Moore-Watchmen e Frank Miller-Batman, hehe).
    Lembrei da capa do Superman segurando Supergirl morta no colo, Azaghal e Alottoni como Batman e Robin e o gorila no final, claro! A parte do Sandman eu não tinha entendido (só da Mary Poppins, hehe).
    O título, Joven con "n", achei que era referência aos nomes de vários super-heróis, como Batman, Superman, Robin, terminarem com "n", dá um meio-certo?!
    Entendi que falava do surgimento do blog, das antigas "atrações" (conhecia a Casa dos Heróis), do fim, do recomeço, das novas "atrações" (nerdcast e nerdoffice que ouço-assisto).
    Bom eu sabia que eu ia boiar, mas vi que tiveram alguns poucos que comentaram no site não entenderam nada, então estou melhor que eles, não?! Pra quem não entende nada, até que não boiei tanto né?! Diz aí, marido!

    ResponderExcluir