Campanha


gibi (gi-bi): sm 1 Moleque, negrinho. 2 Revista em quadrinhos para crianças.
__________________________________________________________


Aprendi a ler por causa de Walt Disney.


Foram as histórias em quadrinhos que me alfabetizaram. Foi por causa das HQs que aprendi a ler: antes de dormir, minha mãe lia uma história para mim, mas era ela quem acabava sendo presa pelas areias de Sandman... Aprendi a ler para ler meus quadrinhos. E, graças à Eisner, leio até hoje.

Criança tem que ganhar brinquedo. Mas é de criança que se aprende o gosto pela leitura. Portanto, por que não aprender a ler brincando? Para os que não compreendem as letras ainda, os quadrinhos possibilitam um mundo de associações através de suas sequências de imagens mostrando causas e efeitos, ações e reações, movimentos decompostos... Para os recém letrados, o texto aliado à imagem facilitam esta nova experiência que é a leitura.

Por isso...
Neste Natal, por que não presentear a criançada com histórias em quadrinhos?

Segue uma pequena lista para guiar os "compradores de primeira viagem" ;)

PARA OS PEQUENOS
Histórias simples e diretas mas que emocionem, com desenhos que encham os olhos.


Além da óbvia e imprescindível Turma da Mônica*, há uma série encantadora e bastante premiada chamada Os Pequenos Guardiões (dividida em 3 capítulos "Na barriga do monstro", "Nas Sombras" e "O Retorno do Machado") - um pequeno épico de capa e espada estrelado por ratinhos. Outra pedida são os álbuns dOs Smurfs (ainda mais que o filme saiu recentemente).

PARA A TURMA QUE JÁ CONSEGUE ACOMPANHAR UMA HISTÓRIA
Aventura, ação, comédia: prender a atenção da gurizada por um certo tempo. Aí a quadrinização já pode oferecer grandes experiências.


As revistas da Disney também podem ser oferecidas aos menores, mas para essa faixa As Obras Completas de Carl Barks são um prazer a parte. E quero ver o moleque que não vai se apaixonar por Asterix (também possui versão cinematográfica) ou Tintin!

PARA OS MAIORZINHOS
Histórias mais complexas, quadrinização mais desafiadora. É o momento dos clássicos!


Numa vertente mais leve e de fantasia: Bone. Em resumo bem resumido, é o Senhor dos Anéis em cartum. Nota 10!

Clássicos de super-herói? Há para todos os gostos e permissões dos pais (sim, aqui temos violência, assuntos difíceis, coisas do tipo - nada que não esteja na novela das 9): O cavaleiro das trevas (a maior história do Batman, passada num futuro distópico), Batman - Ano Um (versão noir que conta a origem do personagem), Watchmen (a HQ que revolucionou os quadrinhos de herói), Sandman (poesia, horror e fantasia no mundo dos sonhos), O Monstro do Pântano (para os apreciadores de histórias de terror)...


E falando em clássicos, o maior de todos: Will Eisner, responsável por tornar os quadrinhos respeitados como arte. Você encontrará desde obras para um público mais infantil - como a adaptação O Último Cavaleiro Andante - às biográficas e emocionantes Um Contrato com Deus & Outras Histórias de Cortiço, O Edifício, Avenida Dropsie, etc. Além disso, se o mancebo se interessar pelo "como-se-faz", Eisner é o mestre: dê Quadrinhos e Arte Sequencial e crie um monstro :)


PARA ADOLESCENTES E APAIXONADOS

Retalhos é uma verdadeira confissão, um desabafo, que indico bastante a quem gosta de um bom romance e histórias sobre dores de amor.

PARA OS MAIS CRESCIDOS
As próximas HQs são presentes que agradarão inclusive aos adultos: são histórias sensíveis, engrandecedoras, fortes, verdadeiras obras primas.


Fun Home - Uma Tragicomédia em Família: eleito o livro do ano em 2006 pela revista Time, conta a história da relação da autora com seu pai, enquanto compreende sua homossexualidade. Bem humorada em alguns momentos, em outros de encher os olhos d'água.

Gen: Pés Descalços: relato autobiográfico de um sobrevivente da bomba de Hiroshima. Lágrimas certas e um grande aprendizado.

Maus: a História de um Sobrevivente: relato biográfico de um sobrevivente de Auschwitz. Leitura necessária.
__________________________________________________________


Claro que esta é uma lista seguindo meus gostos, bastante incompleta e com comentários rápidos, somente a título de apoio. Se alguém quiser propor outras opções, será bem vindo.


E quem curtiu a ideia compartilhe, divulgue, tuíte, sharize, orkutize, divulgue... 
E tenham todos um NATAL DO GIBI!
__________________________________________________________

*ATUALIZAÇÃO:


A MSP lançou esse ano uma imperdível coleção de graphic novels, presente perfeito para qualquer idade, com histórias para todos os gostos. Da ficção científica poética de "MAGNETAR" (com o Astronauta), passando pela nostalgia cheia de beleza de "LAÇOS" (com a Turma da Mônica) e o humor gráfico de "PAVOR ESPACIAR" (com o Chico Bento), até uma incrível aventura histórica com "INGÁ" (com o Piteco).

Um comentário:

  1. "Foram as histórias em quadrinhos que me alfabetizaram." Pois é. Domingo pela manhã era obrigatória a visita ao Edu Revistas, que na época nem ficava na praça da bandeira ainda. Uma revistinha nova por semana. Quando meu pai comprava, era invariavelmente da Disney. Mais tarde, quando eu escolhia, normalmente Marvel, mas tinha paixão pelos quadrinhos dos Transformers. Cavaleiro das Trevas foi o que me apresentou o mundo dos encadernados de luxo. Além de vários que tu cita no texto, fizeram parte da minha educação nerd obras como Preacher, Livros da Magia, Santo dos Assassinos, 300, e mais recentemente Planetary, Powers e Sin City.
    Na linha da tua campanha, meu sobrinho vai receber mensalmente 6 gibis diversos da Mônica por um ano como presente de natal. E o melhor, a assinatura custou menos que muito brinquedo da moda.

    ResponderExcluir